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O ano de 2020 foi decisivo para o mercado das fintechs. Apenas nos nove primeiros meses deste ano, o setor cresceu 34% no Brasil e atraiu US$ 939 milhões em aportes. Já nos últimos cinco anos, foram investidos US$ 2,4 bilhões neste mercado, segundo dados do Distrito, hub de inovação para startups.
Mais que isso: passos importantes foram tomados com a implantação do Pix, meio de pagamento eletrônico lançado em novembro deste ano pelo Banco Central, além do processo de implementação do Open Banking e do Sandbox, iniciativa regulatória do BC para que instituições consigam testar projetos e soluções inovadoras.
Um dos destaques desse ano foi a Sinqia, empresa líder em tecnologia para o mercado financeiro. A companhia aposta no investimento em inovação para levar as melhores soluções para seus 450 clientes, auxiliando no desenvolvimento do setor e na democratização do acesso a serviços financeiros no país por meio da digitalização. Aliando a expertise de mais de 20 anos a um modelo de negócio que reúne rentabilidade e alto crescimento. Só em 2020, aprovou cerca de R$50 milhões em investimentos para as áreas de P&D e inovação, incluindo programa de aceleração em parceria com a Darwin, investimento em startups por meio de fundos de venture capital e também em seu hub de inovação: o Torq Labs.
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Com sólida carteira de clientes de relacionamento de longo prazo, a companhia trabalha com plataformas para Bancos, Fundos, Previdência e Consórcios, além de serviços de consultoria para transformação digital. “Tivemos um ano excepcional com recordes e crescimento acelerado, estamos colaborando com a evolução e digitalização do mercado financeiro”, destaca Leo Monte, diretor de inovação da Sinqia.
Desde 2005, a companhia adota uma estratégia agressiva de fusões e aquisições, tendo adquirido 17 empresas entre 2005 e dezembro de 2020. Os números mostram que a estratégia tem se mostrado assertiva. Nos últimos 15 anos, a empresa observou um crescimento contínuo em receita operacional líquida, partindo de R$ 4,7 milhões em 2004 para R$ 175,2 milhões em 2019, o que representa uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 27,3% ao ano.
Este ano, a empresa ainda trilhou a estratégia de investimento em startups, abrindo a possibilidade para parcerias de inovação aberta com foco em tecnologia para Open Banking, Inteligência Artificial, Reconhecimento Facial, ChatBot, Robo-Advisor e Mobile. “Enxergamos um futuro de muitas oportunidades e estamos nos preparando para esse ambiente fértil que teve início neste ano com o PIX e se escalará com outros cenários como Sandbox e o Open Finance”, completa Monte.
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História
Fundada em 1996 por Bernardo Gomes e Luciano Camargo, a Sinqia surgiu de uma visão de oportunidade de negócio dos profissionais que trabalhavam na automatização de processos do Lloyds Bank. Na ocasião, eles viram a chance de oferecer o serviço para outras empresas, já que mais bancos do País também passavam por essa transformação.
Sempre com foco em soluções de tecnologia para o mercado financeiro, a empresa iniciou seu processo de consolidação em 2005 e, de lá para cá cumpriu com seus planos de negócios, crescendo seu faturamento de R$ 5 milhões para R$ 50 milhões em 14 anos.
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Em 2013, a Sinqia (ticker #SQIA3) abriu capital na bolsa de valores com uma oferta de IPO de R$ 40 milhões de reais.
Desde o ingresso no mercado de capitais, o valor de mercado da Sinqia passou de R$ 90 milhões (2013) para mais de R$ 1,8 bilhão (dezembro de 2020).
A companhia é a única que migrou do segmento de listagem Bovespa Mais da B3 para o Novo Mercado, nível máximo de governança. Em setembro de 2019 realizou um follow-on, em que captou R$ 362 milhões para realizar novas aquisições e, com isso, também aumentou o volume médio diário negociado em cinco vezes. A quantidade de acionistas pessoas físicas cresceu 66% em 2020, acompanhando a tendência de mercado, passando de pouco mais de 66 mil no começo do ano, para mais de 110 mil no final de novembro.
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Hoje, com mais de 450 clientes, mais de 110 mil acionistas e cerca de 1.200 colaboradores em quatro estados do País, foi quatro vezes premiada entre as 100 maiores fintechs do mundo, segundo IDC FinTech Rankings, em 2017, 2018, 2019 e 2020. Este ano, pela primeira vez, estreou como líder no ISG Provider Lens, comparativo de fornecedores de tecnologia e serviços com base na avaliação independente do ISG e importante referência para compradores de tecnologia no Brasil e no mundo.
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