Núcleo da inflação no Japão acelera para 3,4% em abril ante mesmo mês do ano passado

Com o dado de abril, a inflação japonesa acumulou o 13° mês seguido acima da meta de 2% perseguida pelo Banco do Japão

Roberto de Lira

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

O núcleo da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão, uma medida que exclui a variação dos preços dos alimentos frescos, subiu 3,4% em abril ante o mesmo mês do ano anterior, mostrando uma aceleração em relação aos 3,1% registrados em março, informou nesta sexta-feira (19) o Ministério de Assuntos Internos do país. O índice cheio subiu 3,5% em abril, ante 3,2% em março.

Na comparação mensal, a inflação subiu 0,6% em abril, ante 0,4% em março.

Com o dado de abril, a inflação japonesa acumulou o 13° mês seguido acima da meta de 2% perseguida pelo Banco do Japão (BoJ), o que mantém a pressão sobre a autoridade monetária para ajustar sua política acomodatícia de juros.

Segundo a agência Reuters, a inflação de serviços acelerou para 1,7% em abril, de 1,5% em março, sugerindo que o aumento dos custos trabalhistas pode estar começando a alimentar a inflação ao consumidor mais ampla.

Os preços dos alimentos saltaram 9,0% em abril em relação ao ano anterior, acelerando dos 8,2% verificados em março.

O índice que elimina os efeitos tanto de alimentos frescos como do combustível, muito observado pelo BoJ por apontar a tendência da demanda doméstica, subiu 4,1% em abril em relação ao ano anterior, o que significou o ritmo anual mais rápido desde setembro de 1981.