Núcleo da inflação do consumo (PCE) nos EUA sobe 0,2% em abril, abaixo do esperado

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve

Equipe InfoMoney

Publicidade

O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,2% em abril ante março, de acordo com dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Departamento de Comércio americano. Com isso, o núcleo em 12 meses ficou em 2,8%. O número ficou levemente abaixo do esperado no mês, uma vez que a projeção LSEG era de avanço mensal de 0,3% e anual de 2,8%.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e exclui variações de preços de alimentos e energia, considerados mais voláteis.

O índice cheio, que inclui essas categorias de preços, ficou em 0,3% na comparação mensal e em 2,7% na anual, em linha com as projeções LSEG de avanço de 0,3% mês a mês e de 2,7% ano a ano.

Os gastos com consumo nos Estados Unidos cresceram 0,2% em abril, na comparação com março, a US$ 39,1 bilhões, abaixo da previsão de alta de 0,3% dos analistas ouvidos pela FactSet.

Já a renda pessoal teve ganho de 0,3% na mesma comparação, a US$ 65,3 bilhões, como esperado pelos economistas.

A divulgação do índice ocorre em um contexto em que o aumento nos rendimentos dos Treasuries tem pressionado os ativos de maior risco nas últimas sessões em Wall Street, após um leilão de dívida fraco e preocupações prolongadas com a inflação instável.

Continua depois da publicidade

As autoridades do Fed também não demonstraram urgência em reduzir os custos dos empréstimos, continuando a enfatizar que a inflação cairá este ano, mesmo que o mercado de trabalho permaneça forte.

No entanto, a revisão do crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre na quinta-feira, com base em um consumo mais fraco, aliviou alguns temores, uma vez que os rendimentos dos Treasuries caíram e as expectativas de um corte nos juros em setembro subiram para mais de 50%.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

As probabilidades permaneceram abaixo desse nível durante toda a semana, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group. Assim, as atenções do mercado nesta sexta se voltaram para os dados do núcleo do índice PCE.

(com Reuters)