Núcleo da inflação do consumo (PCE) dos EUA sobe 0,3% em março ante fevereiro e 4,6% ante março de 2022

Considerando preços de energia e alimentos, inflação de consumo americana foi de 0,1% na base mensal e de 4,2% na anual em março

Roberto de Lira

Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)
Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

Publicidade

O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, um dos indicadores mais importantes para o Federal Reserve, subiu 0,3% em março ante fevereiro e 4,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Departamento de Comércio americano.

O resultado veio dentro do esperado pelo mercado, uma vez que o consenso Refinitiv projetava alta mensal de 0,3% e anual de 4,5%.

O núcleo do PCE exclui variações de preços de alimentos e energia, considerados mais voláteis. Considerando esses preços, a inflação de consumo americana foi de 0,1% na base mensal e de 4,2% na anual em março.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Os preços dos bens caíram 0,2% e os de serviços avançaram 0,2% em março ante fevereiro, enquanto os preços dos alimentos tiveram variação negativa de 0,2% e os de energia recuaram 3,7%.

Renda e gastos

A renda pessoal nos Estados Unidos subiu 0,3% em março ante fevereiro, segundo os dados do Departamento do Comércio do país. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,2% no período.

Os gastos com consumo, por sua vez, ficaram estáveis em março ante fevereiro, em linha com o consenso do WSJ.

Continua depois da publicidade

Já os dados de gasto com consumo de fevereiro ante janeiro foram revisados, de alta de 0,2% para acréscimo de 0,1%.

(Com Dow Jones Newswires)