Novas encomendas à indústria na Alemanha despencam 11,7% em julho

Dado sofreu influência da forte alta de pedidos do setor aeroespacial em junho, mas vários setores também mostraram queda

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)
Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

As novas encomendas à indústria da Alemanha caíram 11,7% em julho de 2023 na comparação com o mês anterior, de acordo com dados provisório e já com ajustes de preços divulgados nesta terça-feira (6) pelo Destatis, o departamento federal de estatística. O dado veio muito pior do que o resultado de junho, que mostrou alta (já revisada) de 7,6% nos pedidos e do que a estimativa de analistas, que esperavam queda de 4,0%.

O Destatis destacou que tem sido observada grande flutuação de novas encomendas nos últimos meses e que a comparação menos volátil de três meses ante os três meses anteriores apontou que os novos pedidos foram 3,1% maiores entre maio e julho de 2023. Grande parte do declínio acentuado na leitura de julho foi atribuído a uma encomenda muito grande na indústria aeroespacial em junho.

Mas, no geral, as novas encomendas diminuíram em muitos setores econômicos no mês. Além dessa diminuição de “outros equipamento de transporte”, as novas encomendas também caíram em produtos de informática, eletrônicos e ópticos (-23,6%), máquinas (-8,7%), material elétrico (-16,7%) e produtos de metal (-14,2%).

Em contrapartida, foi reportado um aumento de 2,7% nas novas encomendas em julho pelos fabricantes de veículos automóveis, reboques e semirreboques.

As novas encomendas no setor de bens de capital caíram 15,9% em julho de 2023 em relação ao mês anterior. No setor de bens intermediários, as novas encomendas caíram 4,5%, enquanto os pedidos de bens de consumo recuaram 8,2%.