Publicidade
(ANSA) – Com a rápida disseminação da nova variante da Covid-19, a Ômicron, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (21) que “uma nova tempestade está chegando” na Europa.
Hans Kluge, diretor da OMS para o continente europeu, comentou em uma coletiva de imprensa em Viena, na Áustria, que a cepa “dominará” mais países e pressionará os sistemas de saúde.
“Uma nova tempestade está chegando. Dentro de algumas semanas, a variante Ômicron dominará mais países da região e vai empurrar os já pressionados sistemas de saúde à beira do precipício”, declarou Kluge.
O médico belga ainda pediu para que todos tomem a terceira dose da vacina anti-Covid, destacando que o imunizante é a “defesa mais importante” contra a variante.
A Ômicron, que foi registrada em dezenas de países pelo mundo, foi detectada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro. A variante já é predominante em algumas nações europeias, como Dinamarca e Portugal.
Em decorrência do aumento na quantidade de casos da doença, diversos países, como Itália, Alemanha e Áustria, estão novamente endurecendo as medidas restritivas.