Publicidade
WASHINGTON (Reuters) – As negociações entre os republicanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e o governo do presidente democrata Joe Biden sobre o aumento do teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo norte-americano foram interrompidas, disse o principal negociador republicano nesta sexta-feira.
“Até que as pessoas estejam dispostas a ter conversas difíceis sobre como você pode realmente seguir em frente e fazer a coisa certa, não vamos sentar aqui e conversar”, disse o deputado Garret Graves, negociador designado pelo presidente da Câmara, Kevin McCarthy, a repórteres ao sair das conversas na sexta-feira.
Os negociadores da Casa Branca, Shalanda Young e Steve Ricchetti, disseram a repórteres que iriam tocar as negociações “de ouvido” ao deixarem as reuniões, de acordo com repórteres da NBC News e da ABC News.
Um funcionário da Casa Branca disse que um acordo ainda é possível.
“Se ambos os lados negociarem de boa fé e reconhecerem que não conseguirão tudo o que desejam, um acordo ainda é possível”.
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O escritório de Graves pode ser contatado para comentários imediatos.
Continua depois da publicidade
O presidente Biden está no Japão participando de uma reunião do G7. Os republicanos criticaram sua decisão de prosseguir com a viagem em um momento delicado das negociações.
Os republicanos adotaram uma linha dura nas negociações, com o House Freedom Caucus instando o Senado na quinta-feira a votar um projeto de lei aprovado anteriormente que aumentaria o limite até março em troca de 10 anos de cortes drásticos de gastos.
Enquanto isso, os democratas da Câmara e do Senado expressaram preocupação com a inclusão nas negociações de novos requisitos de trabalho para alguns programas de benefícios federais para americanos de baixa renda.
Continua depois da publicidade
As ações dos Estados Unidos, os rendimentos do Tesouro e o dólar caíram nesta sexta-feira após a paralisação e depois de comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre política monetária.
“Pode ser para teatralidade. Pode ser para colocar mais pressão sobre o caucus democrata e também tirar vantagem do fato de que Biden está no exterior. Mas essa manchete em uma tarde de sexta-feira definitivamente não é positiva”, disse em entrevista Quincy Krosby, estrategista-chefe global na LPL Financial.
O Departamento do Tesouro alertou que o governo federal pode ficar sem dinheiro para pagar suas dívidas já em 1º de junho, potencialmente desencadeando um calote catastrófico.