Na China, anúncio de pacote de medidas de estímulo à economia frustra mercado

Analistas esperavam anúncio de um pacote na casas dos trilhões de yuans, mas foi revelada hoje apenas na antecipação de 100 bilhões de yuans - cerca de US$ 14 bilhões

Estadão Conteúdo

Centro de logística em Yichang, na China (Foto: China Daily/via Reuters)
Centro de logística em Yichang, na China (Foto: China Daily/via Reuters)

Publicidade

As expectativas dos investidores com o anúncio de novas medidas de estímulo à economia da China foram frustradas nesta terça-feira (8). O chefe da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC) do país, Zheng Shanjie, disse em entrevista coletiva que o governo está confiante em manter um crescimento econômico estável e saudável e atingir a meta de crescimento anual, mas não apresentou medidas de grande abrangência para reativar a economia chinesa.

A expectativa dos analistas era pelo anúncio de um pacote na casas dos trilhões de yuans, mas Zheng falou apenas na antecipação de 100 bilhões de yuans (US$ 14,1 bilhões) do orçamento para investimentos do ano que vem e outro montante equivalente para projetos de construção, segundo a imprensa local.

Zheng ressaltou a recuperação do índice de gerentes de compras (PMI) do setor de manufatura, o aquecimento do mercado de ações e a elevação do consumo durante o feriado dos últimos dias, após a implementação de políticas de estímulo.

(Com informações da Dow Jones Newswires)

Tópicos relacionados