Liz Truss será a nova primeira-ministra do Reino Unido

Ela já ocupou diversos postos ministeriais nos governos de David Cameron, Theresa May e Boris Johnson.

Equipe InfoMoney

Publicidade

A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, de 47 anos, venceu a disputa pela liderança do Partido Conservador e será a nova premiê do país ao substituir Boris Johnson.

Após ter ficado em segundo lugar nas votações preliminares entre os deputados “tories”, Truss superou seu adversário Rishi Sunak, ex-secretário do Tesouro, no sufrágio entre os filiados da legenda por 81.326 votos a 60.399. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (5) pelo líder conservador na Câmara dos Comuns, Graham Brady, que disse que 82,6% das pessoas com direito a voto participaram.

Truss assumirá o governo formalmente nesta terça-feira (6), sucedendo seu correligionário Boris Johnson, forçado a renunciar devido a uma série de escândalos em seu gabinete.

Em sua campanha, Truss prometeu reduzir impostos e o tamanho do Estado. Ela já ocupou diversos postos ministeriais nos governos de David Cameron, Theresa May e Boris Johnson.

A nova premiê britânica afirmou nesta segunda-feira que apresentará um plano para reduzir impostos e impulsionar o crescimento econômico.

“Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e fazer nossa economia crescer”, disse Truss em discurso após o anúncio do resultado. “Vou responder à crise de energia, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com os problemas de longo prazo que temos no fornecimento de energia.”

Continua depois da publicidade

Ela será a terceira mulher a ocupar o cargo de premiê do Reino Unido, seguindo os passos de Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019), ambas conservadoras. Seus apoiadores a chamam de “nova Dama de Ferro”, em referência à Thatcher.

No seu primeiro discurso após a vitória, Truss agradeceu ao Partido Conservador por ter “organizado uma das entrevistas de emprego mais longas na história” – o processo de sucessão foi deflagrado em 13 de julho – e a Johnson por ter implantado o Brexit e se colocado contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Vamos entregar, vamos entregar, vamos entregar”, garantiu Truss, que governará ao menos até as eleições legislativas de 2024.

Continua depois da publicidade

Admiradora de Thatcher, a nova líder conservadora provém de uma família trabalhista de Oxford e já ocupou diversos postos ministeriais nos governos de David Cameron, Theresa May e Boris Johnson, chefiando a diplomacia britânica desde setembro de 2021.

Nos últimos anos, ganhou destaque por fechar os primeiros acordos comerciais do Reino Unido pós-Brexit, com Austrália e Japão, embora tenha defendido a permanência na União Europeia no plebiscito de 2016.

Truss enfrenta uma longa, cara e difícil lista de tarefas, que os parlamentares da oposição dizem ser resultado de 12 anos de um governo conservador fraco. Vários pediram eleições antecipadas, algo que Truss disse que não permitirá.

Continua depois da publicidade

(com Ansa Brasil e Reuters)

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.