Joe Biden deve nomear Janet Yellen como secretária do Tesouro

Se confirmada, ela pode se tornar a primeira pessoa a ocupar os três cargos mais importantes da política econômica dos Estados Unidos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após anunciar os primeiros nomes para seu futuro governo, Joe Biden deve confirmar em breve a ex-presidente do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) como sua secretária do Tesouro, segundo informações de veículos de imprensa americanos.

Se confirmada pelo Senado, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo. Yellen já foi a primeira mulher a comandar o BC americano e a segunda a liderar o conselho de assessores econômicos do presidente dos EUA (durante o governo de Bill Clinton).

Com isso, ela pode se tornar a primeira pessoa a ocupar os três cargos mais importantes da política econômica do país.

Continua depois da publicidade

Quando comandou o Fed, Yellen foi vista como uma pessoa mais inclinada a políticas mais brandas (conhecida pelo termo dovish), como manter a taxa de juros mais baixas para proteger o emprego.

“Janet é um grande nome, com experiência significativa destacada por seu tempo no Fed”, escreveu Alli McCartney, diretora-gerente do UBS.

“Não estou surpresa que os mercados estejam reagindo favoravelmente, pois esta escolha é tranquilizadora, especialmente com os desafios que temos pela frente, incluindo evitar uma recessão maior e fazer as pessoas voltarem a trabalhar em meio ao aumento dos casos de coronavírus.”

Continua depois da publicidade

Os rumores da escolha foram noticiados ainda antes dos mercados fecharem, o que ajudou a impulsionar os índices em Wall Street, que já vinham com ganhos. Com isso, o Dow Jones fechou com valorização de 1,12%, enquanto o S&P 500 avançou 0,56%.

Se confirmada, Yellen começará sua gestão com um grande desafio: fazer com que as negociações de um novo pacote de estímulos econômicos avancem e sejam aprovados logo para ajudar a tirar o país da crise causada pela Covid-19.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.