Inflação do produtor (PPI) da zona do euro cai 4,2% em maio, na comparação anual

Deflação foi menos intensa que a observada em abril, quando preços recuaram 5,7%; em termos anualizados, os preços de energia recuaram 11,4% em maio

Estadão Conteúdo

Fábrica em Lumbier, Espanha - 18/03/2024 (Foto: Vincent West/Reuters)
Fábrica em Lumbier, Espanha - 18/03/2024 (Foto: Vincent West/Reuters)

Publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro manteve a tendência de deflação e caiu 4,2% em maio na comparação anual, embora em ritmo menos intenso que os -5,7%, observados em abril, segundo dados publicados nesta quarta-feira (3) pelo Eurostat, o escritório oficial de estatísticas da União Europeia. Em relação a abril, o PPI do bloco recuou 0,2% em maio.

Analistas consultados pela FactSet previam declínio um pouco maior do PPI no confronto anual de maio, de 4,3%, e avanço de 0,1% na leitura mensal.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Excluindo-se os preços de energia, que tendem a ser voláteis, o núcleo do PPI da zona do euro subiu 0,1% em maio ante abril, mas registrou baixa de 0,4% na comparação anual.

Em termos anualizados, os preços de energia recuaram 11,4% em maio, enquanto a deflação dos bens intermediários atingiu 2,9% ante maio de 2023. Os preços dos bens duráveis avançaram 0,5% ante o mesmo mês do ano passado e os dos não duráveis subiram 1,1%. Já os preços dos bens de capital subiram 1,6%.