Publicidade
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro continuou em deflação em outubro, ao registrar taxa de -9,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (5) o Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. O dado representou uma desaceleração, uma vez que o PPI de setembro tinha ficado em -12,4%.
A inflação mensal na porta da fábrica foi de 0,2%, mantendo a tendência de desinflação, após taxa de 0,7% em agosto e de 0,5% em setembro.
O dado do mês veio praticamente em linha com o consenso Refinitiv de analistas, que previa inflação mensal de 0,2% e deflação de 9,5% em 12 meses.
Na União Europeia como um todo, o PPI foi de 0,2% no mês e de -8,7% em termos anualizados.
Os preços da energia caíram 25% na zona do euro em outubro ante o mesmo mês do ano passado. Os bens intermediários tiveram deflação de 5,3% na mesma comparação, enquanto os bens de capital mostraram preços 3,7% mais altos na mesma comparação. O PPI de bens de consumo duráveis foi de 3,7% e o de não-duráveis ficou em 4,2%.
Os maiores aumentos mensais nos preços da produção industrial foram observados na Irlanda (+4,9%), Itália (+2,2%) e Holanda (+0,7%), enquanto as maiores quedas foram observadas m Luxemburgo (-3,7%), Letônia (- 2,7%) e Grécia (-1,9%).
Continua depois da publicidade