Inflação ao consumidor na China cai 0,2% em maio na comparação anual; preços ao produtor recuam 4,6%

Núcleo do CPI, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, subiu 0,6% em maio em relação ao ano anterior

Estadão Conteúdo

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

A taxa anual da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 0,2% em maio ante o mesmo mês do ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Bureau Nacional de Estatísticas (NBS). O resultado apresentou ritmo menor do que o esperado por analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,3%. Em relação a abril, a inflação caiu 0,2%, ante queda de 0,1% um mês antes.

Segundo a agência de notícias Xinhua, o núcleo do CPI, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, subiu 0,6% em relação ao ano anterior.

O estatístico do NBS, Dong Lijuan, atribuiu o aumento de preços ano a ano principalmente a uma base alta no período correspondente de 2022. “Em maio, o CPI esteve geralmente estável”, disse Dong.

Inflação ao produtor

Já o índice de inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) chinês, que mede os custos dos produtos na porta da fábrica, teve queda de 4,6% em maio na comparação anual. Nesse caso, o consenso no levantamento da FactSet era de recuo menos acentuado, de 4,4%. Na leitura mensal, o PPI recuou 0,9%.

Lijuan atribuiu o declínio a uma tendência geral de queda nos preços internacionais das commodities, à fraca demanda nos mercados de produtos industriais domésticos e estrangeiros e à alta base de comparação durante o mesmo período do ano passado.

(Com Dow Jones Newswires)