Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,1% em março, abaixo do previsto; em 12 meses, CPI vai a 5,0%

Núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,6% nos últimos 12 meses

Roberto de Lira

Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)
Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,1% em março na comparação com fevereiro, após alta de 0,4% no mês anterior, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Departamento do Trabalho americano. A inflação atingiu 5,0% no acumulado em 12 meses.

A inflação do mês ficou abaixo do estimado pelos analistas. O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,2% em março na comparação com fevereiro. A projeção para 12 meses era de 5,2%.

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,6% nos últimos 12 meses.

Continua depois da publicidade

O índice de habitação (“shelter”) teve a maior contribuição para a inflação mensal, com alta de 0,6% ante fevereiro e de 8,2% na comparação com março de 2022. Isso mais que compensou o declínio no índice de energia, que caiu 3,5% em março na comparação mensal pe 6,4% na anual.

O índice de alimentos, por sua vez, se manteve estável (0,0%) em março, mas ainda mostrou alta de 8,5% em relação a março do ano passado.