Inflação ao consumidor da Alemanha recua para 6,1% em maio, abaixo do esperado

Dados preliminares mostram que preços de alimentos estão 14,9% mais altos e que os de energia subiram 2,6% desde o ano passado

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)
Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha recuou de 7,2% em abril para 6,1% em maio em termos anualizados, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Destatis, o departamento de estatísticas do país. Na comparação mensal, a inflação mostrou alta de 0,1% em maio.

O consenso Refinitiv de analistas esperava uma inflação maior, de 0,2% no mês e de 6,5% na comparação anual.

Em maio, os preços dos alimentos continuaram a apresentar um crescimento acima da média, de 14,9% ante o mesmo mês do ano anterior. Os preços da energia, por sua vez, subiram 2,6% na mesma comparação.

Continua depois da publicidade

Segundo o Destatis, há um efeito de base, pois o nível do índice estava alto em maio de 2022, depois que os preços da energia dispararam com o ataque russo à Ucrânia. Além disso, as medidas do terceiro pacote de desoneração do governo federal, que se refletem no índice de preços ao consumidor, contribuíram para a desaceleração do aumento do preço da energia.

A inflação de serviços caiu de 4,7% para 4,5% em termos anuais.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia