Índice Zew de sentimento econômico piora em setembro na zona do euro

Índice específico da situação atual da Alemanha atinge -79,4 pontos em setembro e é o pior e três anos, diz instituto

Roberto de Lira

Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)
Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O indicador Zew de sentimento econômico para a zona do euro caiu 3,4 pontos em setembro, para -8,9 pontos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo instituto Zew. O índice de situação atual também teve um ligeiro recuo no mês, para -42,6 pontos, 0,6 ponto abaixo do verificado em agosto.

O indicador de sentimento da área da moeda comum teve essa piora apesar de o índice Zew específico da Alemanha ter um ligeiro aumento em setembro, para -11,4 pontos, ou 0,9 ponto acima do valor do mês anterior.

Mas a avaliação da situação econômica corrente da Alemanha continuou a se deteriorar no mês, com o indicador caindo 8,1 pontos, para -79,4 pontos, o valor mais baixo em três anos.

Segundo Achim Wambach, presidente do Zew, a avaliação da situação econômica atual na Alemanha captada a partir da pesquisa com especialistas do mercado financeiro foi ainda mais pessimista do que em agosto.

Sobre a ligeira melhora de perspectivas, ele atribuiu o pequeno otimismo à expectativa dos entrevistados sobre a manutenção da taxa de juros ​​na zona euro e nos EUA. “Além disso, os analistas esperam uma maior flexibilização da política de taxas de juro da China”, comentou.