Publicidade
O sentimento dos especialistas do mercado financeiro sobre o desenvolvimento econômico voltou a apresentar melhora em novembro tanto na zona do euro como na Alemanha, segundo dados do instituto Zew divulgados nesta terça-feira (14).
Para a área da moeda comum europeia, o índice de expectativas subiu 11,5 pontos e atingiu 13,8 pontos no mês. Em contrapartida, o indicador de situação atual da zona euro caiu 9,4 ponto em novembro, para uma nova leitura de -61,8 pontos.
Já o indicador Zew de sentimento econômico para a Alemanha chegou a 9,8 pontos em novembro, o equivalente a alta de 10,9 pontos acima do valor de outubro, voltando assim ao território positivo pela primeira vez desde abril.
Em contrapartida, a avaliação da situação econômica corrente na Alemanha praticamente não se alterou. O indicador correspondente subiu apenas 0,1 ponto e situou-se 79,8 pontos.
Achim Wambach, presidente do Zew, afirmou em nota que os dados de novembro na Alemanha mostram que o desenvolvimento econômico no país atingiu o seu nível mínimo. “A avaliação inalterada da situação atual é particularmente notável, dada a deterioração na avaliação da situação econômica global na zona do euro”, comparou.
As expectativas econômicas elevadas são acompanhadas por perspectivas significativamente mais otimistas para o setor industrial alemão e para os mercados acionário nacionais e estrangeiros. “A inflação e as taxas de juro de curto e longo prazos também parecem ter atingido pontos de virada nas expectativas”, comentou.