Índice Zew de sentimento econômico melhora em agosto para Alemanha e zona do euro

Índice para a Alemanha foi a -12,3 pontos, ou 2,4 pontos acima do observado em julho; para a zona do euro, ficou em -5,5 pontos

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)
Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

O indicador Zew de sentimento econômico para a Alemanha registrou um ligeiro aumento na pesquisa de agosto de 2023, para -12,3 pontos, ou 2,4 pontos acima do valor observado em julho. Em contraste, a avaliação da situação econômica atual na Alemanha piorou. O indicador correspondente caiu 11,8 pontos para um novo valor de -71,3 pontos.

O sentimento dos especialistas do mercado financeiro em relação ao desenvolvimento econômico da zona do euro, por sua vez, melhorou em agosto, situando-se em -5,5 pontos, ou 6,7 pontos acima do valor do mês anterior. O indicador de situação da zona do euro subiu 2,4 pontos, para uma leitura de -42,0 pontos.

Segundo Achim Wambach, presidente do Zew, o indicador para a Alemanha mostra que o mercado financeiro antecipa uma ligeira recuperação da situação econômica até ao final do ano.

“No entanto, essas expectativas elevadas precisam ser vistas no contexto de uma avaliação significativamente piorada da atual situação econômica. Vale ressaltar que os respondentes, em geral, não antecipam mais altas de juros na zona do euro e nos Estados Unidos, e as perspectivas econômicas para os EUA tiveram um aumento significativo. Esses fatores contribuem para a melhora das expectativas para a Alemanha”, disse.