Índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha sobe a 16,9 em janeiro

Foi a primeira vez que o indicador ficou no campo positivo desde fevereiro de 2022, mês que marcou o início da invasão russa na Ucrânia

Estadão Conteúdo

Publicidade

O índice de expectativas econômicas da Alemanha subiu de -23,3 pontos em dezembro para 16,9 pontos em janeiro, segundo pesquisa divulgada pelo instituto alemão ZEW nesta terça-feira ( 17). Foi a primeira que o indicador ficou no campo positivo desde fevereiro de 2022, mês que marcou o início da invasão russa na Ucrânia.

O resultado superou a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam melhora do indicador a -15 pontos neste mês. O índice de condições atuais medido pelo ZEW também avançou no mesmo período, de -61,4 pontos para -58,6 pontos.

O sentimento dos especialistas do mercado financeiro em relação ao desenvolvimento econômico da Zona do Euro também melhorou fortemente em janeiro, subindo 40,3 pontos, para uma leitura atual de 16,7 pontos.

A avaliação da situação econômica atual na Alemanha também melhorou, mas apenas ligeiramente. O indicador correspondente está em -58,6 pontos, 2,8 pontos acima do mês anterior.

Segundo Achim Wambach, presidente da ZEW, o indicador de sentimento econômico sinaliza uma melhora perceptível da situação econômica nos próximos seis meses. “A situação mais favorável nos mercados de energia e os limites de preço de energia do governo alemão contribuíram para isso em particular. Além disso, as condições de exportação para a economia alemã estão melhorando devido ao levantamento das restrições da covid-19 na China. Assim, as expectativas de ganhos dos setores exportadores e intensivos em energia aumentaram significativamente”, afirmou.

As expectativas de inflação para a Zona do Euro caíram 4,4 pontos em janeiro e atualmente estão em -83,7 pontos.

Continua depois da publicidade

(Com Dow Jones Newswires)