Índice de tendência de emprego nos EUA cai pelo 2º mês seguido em julho

Indicador do The Conference Board passou de de 110,58 em junho para 109,61 em julho; economista vê dado consistente com a a normalização do mercado de trabalho

Roberto de Lira

Anúncio de vaga de emprego em Medford,  nos EUA (Foto: Brian Snyder/Reuters)
Anúncio de vaga de emprego em Medford, nos EUA (Foto: Brian Snyder/Reuters)

Publicidade

O índice de tendência de emprego nos Estados Unidos caiu pelo segundo mês seguido em julho, passando de 110,58 para 109,61, informou nesta segunda-feira (5) o The Conference Board.

Para Mitchell Barnes, economista do Conference Board, o declínio no mês é consistente com a normalização que está ocorrendo em todas as medidas do mercado de trabalho americano, incluindo a moderação contínua observada nos dados da folha de pagamento, o famoso “payroll”.

“O ETI permanece acima da tendência pré-pandemia, mas está revertendo constantemente para os níveis de 2019 e início de 2020. Assim, os sinais de abrandamento que surgiram até agora permanecem bem dentro das faixas históricas e não pressagiam uma deterioração mais ampla”, comentou Barnes.

Ele acrescentou que o mercado de trabalho dos EUA está claramente esfriando de seu ritmo, mas a tendência de acumulação de mão de obra continua, apesar do aumento dos custos trabalhistas.