Índice de sentimento econômico volta a mostrar melhora na zona do euro em dezembro

Avaliação da situação atual também voltou a se recuperar, saindo de -26,8 pontos para -23,5 pontos; expectativas ficaram em -9,8 pontos

Roberto de Lira

Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)
Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O índice de sentimento econômico global Sentix da zona do euro voltou a mostrar melhora em dezembro, saindo de -18,6 pontos para -16,8 pontos em um mês, a nota mais alta desde maio de 2023, informou nesta segunda-feira (4) o instituto alemão Sentix.

A avaliação da situação atual também voltou a recuar, embora ainda continue franca, mostrando queda de -26,8 pontos para -23,5 pontos, enquanto as expectativas econômicas tiveram pequena variação positiva, de -10,0 pontos para -9,8 pontos.

Especificamente para a economia alemã continua, o dado continua fraco, embora tenha apresentado o terceiro mês seguido de alta. O índice geral  ficou em -25,5 pontos, ante -26,3 pontos em novembro. A situação atual recebeu -35,3 pontos, ante -36,3 pontos na pesquisa anterior.

A expectativas também aumentaram, mas também continuam fracas, com -15,3 pontos, mostrando que ainda não há sinais de recuperação econômica no país.