Índice de manufatutura nos EUA tem recuperação em dezembro

Índice do Fed de Richmond ficou positivo (+1) no mês, ante -9 em novembro; indicadores de embarques, novos pedidos e emprego melhoraram

Roberto de Lira

Publicidade

O índice composto de manufatura dos Estados Unidos teve ligeira melhora em dezembro ante novembro, passando de -9 para +1, informou nesta quarta-feira o Federam Reserve (Fed) de Richmond. Os componentes do índice – embarques, novos pedidos e emprego – melhoraram, com o índice de embarques tendo o aumento mais notável de -8 em novembro para 5 em dezembro.

O índice salarial aumentou de 25 para 37 em dezembro, superando também a leitura de outubro, que foi de 34. O índice de condições comerciais locais permaneceu inalterado em -6 no mês. No entanto, uma parcela maior das empresas está pessimista sobre as condições dos negócios locais nos próximos seis meses, já que o índice de expectativas caiu para -20 em dezembro.

Os índices de carteiras de pedidos permaneceram território negativo, indicando que as empresas continuaram vendo as carteiras de pedidos diminuir.

As taxas médias de variação dos preços pagos e recebidos também caíram em dezembro. As expectativas para ambos nos próximos 12 meses também recuaram e estão bem abaixo da tendência atual de preços