Índice de clima imobiliário na China cai para 94,7 em outubro; preços de casas novas recuam 1,6%

Investimento nacional em desenvolvimento imobiliário caiu 8,8% entre janeiro e outubro e área construída recuou 5,7%

Roberto de Lira

Publicidade

O índice nacional de clima imobiliário continua a declinar na China. Segundo o NBS, o escritório nacional de estatísticas do gigante asiático, esse indicador atingiu 94,70 em outubro, ante 94,86 em setembro e acumula quedas desde fevereiro.

O índice é calculado a partir de outros indicadores de desenvolvimento e investimento imobiliário, como capital investido, área construída e vendas, entre outros.

O clima ruim corrobora dados divulgados hoje pelo NBS. Os preços das casas novas, por exemplo, caíram 1,6% no mês em relação ao ano anterior, após uma queda de 1,5% em setembro. O cálculo foi feito pela Reuters a partir de dados de preços regionais divulgados pelo órgão de estatísticas. Essa foi a maior queda anual desde agosto de 2015 e o sexto mês de contração.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

O NBS também divulgou que, de janeiro a outubro, o investimento nacional em desenvolvimento imobiliário caiu 8,8%, para 11,394 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,6 bilhão). O investimento residencial contraiu 8,3% no período, para de 8,652 bilhões de yuans (US$ 1,2 bilhão).

Além disso, no mesmo período, a área de construção de moradias dos empreendimentos imobiliários caiu 5,7% em metros quadrados, em relação ao ano anterior. A área de construção residencial recuou 5,9% e a de casas recém-iniciadas caiu 37,8%.

Em 10 meses, a área de vendas de habitação comercial recuou 22,3%, sendo que a área de vendas residenciais foi 25,5% menor. E as vendas de imóveis comerciais caíram 26,1%, enquanto as vendas residenciais diminuíram 28,2%.

Continua depois da publicidade

Também foram registradas quedas de 24,7% nos fundos de empresas de desenvolvimento imobiliário.