GM planeja demissões de dois terços dos trabalhadores em fábrica do Kansas

Os cortes de 1.695 trabalhadores devem começar em novembro deste ano

Bloomberg

Placa com logo da GM em concessionária em Miami, EUA
12/08/2010
REUTERS/Carlos Barria
Placa com logo da GM em concessionária em Miami, EUA 12/08/2010 REUTERS/Carlos Barria

Publicidade

A General Motors Co. informou que demitirá temporariamente dois terços dos trabalhadores de sua fábrica de montagem em Fairfax, no Kansas, enquanto prepara a instalação para iniciar a produção do próximo modelo Chevrolet Bolt.

“A GM está investindo aproximadamente US$ 390 milhões em nossa Fairfax Assembly Plant para adicionar a produção do novo Chevrolet Bolt EV”, disse a GM em um comunicado. “Para facilitar a instalação de novas ferramentas, os funcionários serão colocados em uma dispensa temporária até que a produção seja retomada em meados de 2025.”

Os cortes de 1.695 trabalhadores começarão em novembro, quando a produção do sedã médio Chevrolet Malibu terminar, disse a Automotive News, que foi a primeira a relatar as demissões.

A montadora lançará uma nova geração do seu Chevy Bolt no ano que vem. Analistas da Bloomberg Intelligence disseram em um relatório que esperam que o modelo de baixo custo possa ajudar a impulsionar a produção geral de veículos elétricos da GM.

A fábrica de Fairfax atualmente constrói os modelos Chevrolet Malibu e Cadillac XT4. Ela emprega cerca de 2.275 trabalhadores, de acordo com seu site . A GM, sediada em Detroit, emprega cerca de 163.000 pessoas no mundo todo.