Publicidade
O ceticismo de parte do mercado de que a meta de zerar o resultado primário em 2024 não será cumprida está relacionado a uma preocupação legítima de que as expectativas de arrecadação não vão se realizar. A análise é do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, que aponta a reafirmação da meta pela equipe econômica e a percepção de que as regras fiscais erão cumpridas tendem a diminuir essas incertezas.
“Ficou um sentimento de dúvida, de quem está aguardando para ver o arcabouço passar por um teste definitivo, se ele vai funcionar e ser respeitado. A equipe econômica vem reafirmando a posição de defender o arcabouço, que foi construído em conjunto com o Legislativo”, disse durante debate na Expert XP 2023.
Galípolo brincou que a defesa do arcabouço segue uma lógica de “concurso de beleza”. “O que interessa é o que os outros acham, então estar ouvindo para entender onde vão as expectativas é relevante nesse momento.”
O diretor do BC explicou que a saída da questão fiscal do balanço de riscos que o BC divulgou na última Ata do Copom representou o momento da discussão, quando o texto estava voltando para a Câmara dos Deputados, após passar pelo Senado. “Naquele momento, o risco do arcabouço estava relativamente equacionado”, lembrou.
Sobre quando esse teste do cumprimento das novas regras poderá ser feito, Galípolo não quis precisar um momento. “O mercado tenta antecipar e, conforme as cosia vão acontecendo na direção correta, isso vai se refletir no preços. Algumas medidas podem levar a isso”, afirmou.
Ele disse que, em 12 de janeiro, quando foram anunciadas medidas de recomposição da base fiscal, essas alterações também foram recebidas com um “legítimo grau de ceticismo”, mas conforme foram performando, aos poucos isso se refletiu nos preços.
Continua depois da publicidade
Ele citou outros fatores que contribuem para as expectativas terem melhorado, como a inflação e atividade se comportando melhor. Além disso, houve a aprovação do arcabouço, a manutenção da meta de inflação, a chegada de novos diretores no BC sem ruídos, entre outros. “Cada vez que tiver um movimento no sentido positivo, gradativamente, se reflete nas expectativas”, explicou. Assim , ele evitou colocar uma data para que o teste do acabou seja dado como feito.
O diretor do BC destacou como um das vantagens da nova regra fiscal o fato de ela ter sido construída pelo consenso, com uma formulação política que refletiu as composição de forças que foi eleita em 2022. “Não é um paper acadêmico. Ele ganha uma série de defensores relevantes”, afirmou.