Publicidade
SÃO PAULO – O Federal Reserve decidiu nesta quarta-feira (10) manter os juros nos Estados Unidos na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, indicando ainda que as taxas devem permanecer neste patamar pelo menos até 2022.
Junto com a decisão, os diretores do Fed projetaram que a economia americana irá encolher 6,5% em 2020 por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus.
Por outro lado, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 deverá mostrar um ganho de 5%, seguido por alta de 3,5% em 2022.
O Banco Central dos EUA também repetiu o discurso da reunião de abril, dizendo que “espera manter as metas até ter certeza de que a economia resistiu aos eventos recentes e está no caminho certo para atingir suas metas máximas de emprego e estabilidade de preços”.
O Fed também disse que continuará aumentando suas participações em títulos, visando as compras do Tesouro em US$ 80 bilhões por mês e os títulos lastreados em hipotecas em US$ 40 bilhões.
Além do comunicado, neste mês o Fed também divulgou suas novas projeções. No caso da taxas de juros, além de apontar para o nível atual até 2022, a autoridade também colocou como projeção uma taxa de 2,5% no longo prazo.
Continua depois da publicidade
Já para a taxa de desemprego, as metas são de 9,3% este ano, 6,5% (2021) e 5,5% (2022), ao passo que a inflação deve passar de 0,8% em 2020 para 1,6% e 1,7% nos dois próximos anos.
Um intensivo de 4 dias para aprender a extrair o primeiro lucro na Bolsa: conheça o Do Zero ao Gain, novo curso gratuito do analista André Moraes!