Publicidade
O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira (12) novamente pela manutenção dos juros básicos da economia do país em seu atual patamar. A decisão foi unânime entre os membros do comitê.
A taxa oscila dentro de uma banda entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho do ano passado.
O gráfico de pontos, que mostra as projeções feitas pelos diretores a cada trimestre para uma série de indicadores, passou a projetar uma única redução de 0,25 ponto percentual na taxa este ano – ante ante estimativa anterior de três cortes -, em meio a estimativas crescentes sobre o que será necessário para manter a inflação sob controle.
Continua depois da publicidade
Fed mantém taxa de juros nos EUA
No comunicado, o Comitê informou não considerar que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que ganhe maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%.
Segundo os diretores do Fed, os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido nos Estados Unidos. “Os ganhos de emprego permaneceram fortes e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu no último ano, mas continua elevada. Nos últimos meses, houve um progresso modesto em direção à meta de inflação de 2% do Comitê”, diz o texto.
O Fomc informou ainda que o Comitê busca atingir o máximo de emprego e inflação na casa de 2% no longo prazo. “O Comitê avalia que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação caminharam para um melhor equilíbrio no ano passado. As perspectivas econômicas são incertas e o Comitê permanece muito atento aos riscos de inflação.”
Continua depois da publicidade
Sobre as decisões futuras, ao avaliar a orientação adequada da política monetária, o Comitê disse que continuará a acompanhar as implicações das informações recebidas para as perspectivas económicas. “O Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária, conforme apropriado, se surgirem riscos que possam impedir o alcance das metas.”
As avaliações levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais.
(Com Reuters)