Exportações da China crescem 2,4% em setembro, menos que o esperado

Exportações cresceram no ritmo mais lento em cinco meses, sugerindo que os fabricantes não estão mais apressando os pedidos antes da imposição de novas tarifas por vários parceiros comerciais

Estadão Conteúdo

Contêineres no Porto de Ningbo Zhoushan, na China (Foto: cnsphoto via Reuters)
Contêineres no Porto de Ningbo Zhoushan, na China (Foto: cnsphoto via Reuters)

Publicidade

As exportações da China subiram 2,4% em setembro ante igual mês do ano passado, perdendo força em relação ao avanço de 8,7% de agosto, segundo dados publicados pelo órgão alfandegário do país nesta segunda-feira (14). O resultado de setembro ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 6% das exportações.

Também no confronto anual, as importações chinesas registraram acréscimo de 0,3% em setembro, após o aumento de 0,5% de agosto. Neste caso, o consenso da FactSet era de avanço de 2% no último mês.

A Reuters destaca que as exportações da China cresceram no ritmo mais lento em cinco meses em setembro, sugerindo que os fabricantes não estão mais apressando os pedidos antes das tarifas de vários parceiros comerciais e que a demanda global por produtos chineses está diminuindo.

O superávit comercial geral da China diminuiu para US $ 81,71 bilhões em setembro, de US $ 91,02 bilhões em agosto, e ficou abaixo da previsão de US$ 89,80 bilhões feita pela Reuters.

(Com Reuters e Dow Jones Newswires)