Ex-integrante do BoE diz que Brexit é responsável por problemas fiscais do Reino Unido

Para Michael Saunders, saída da UE reduziu significativamente o potencial de produção da economia e corroeu o investimento empresarial

Roberto de Lira

Publicidade

A saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, é principal razão pela qual o país agora está sendo obrigado a enfrentar uma nova rodada de austeridade. A opinião é de Michael Saunders, ex-integrante do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), em entrevista à TV Bloomberg.

“A economia do Reino Unido como um todo foi permanentemente prejudicada pelo Brexit”, disse Saunders. Segundo ele, o processo reduziu significativamente o potencial de produção da economia e corroeu o investimento empresarial.

“Se não tivéssemos o Brexit, provavelmente não estaríamos falando sobre um orçamento de austeridade esta semana”, afirmou, em referência ao plano fiscal que o novo primeiro-ministro Rishi Sunak irá anunciar em breve. “A necessidade de aumento de impostos e cortes de gastos não existiria”, completou.

Saunders ingressou no comitê que define as taxas de juros logo após o resultado do referendo do Brexit, em 2016, e deixou o cargo em agosto deste ano. Ele disse que o “principal legado daquele período “foi a fraca produção econômica”.