Publicidade
As empresas do setor privado criaram muito mais empregos do que o esperado em julho, impulsionadas por um boom nos empregos de lazer e hotelaria, informou a empresa de processamento de folha de pagamento ADP nesta quarta-feira (2).
Os ganhos de empregos no mês totalizaram 324 mil, impulsionados por um salto de 201 mil em hotelaria, restaurantes, bares e empresas afiliadas. Esse total ficou bem acima da estimativa de consenso do Dow Jones de 175 mil e da Refinitiv em 189 mil, embora tenha marcado uma queda em relação aos 455 mil revisados para baixo em junho (de 497 mil).
O dado fornece outra indicação de que o mercado de trabalho manteve sua força, apesar de um extenso aperto monetário do Federal Reserve para desacelerar a economia e reduzir a inflação.
Continua depois da publicidade
“A economia está indo melhor do que o esperado e um mercado de trabalho saudável continua a apoiar os gastos das famílias”, disse a economista-chefe da ADP, Nela Richardson. “Continuamos a ver uma desaceleração no crescimento salarial sem ampla perda de empregos.”
As indústrias relacionadas a serviços dominaram a criação de empregos durante o mês, à medida que a economia continua sua transição de volta aos bens nos primeiros dias da pandemia de Covid. O setor foi responsável por 303 mil empregos no mês.
Junto com o grande movimento em lazer e hotelaria, os serviços de informação acrescentaram 36 mil vagas; comércio, transporte e serviços públicos cresceram em 30 mil; e a categoria de outros serviços, que engloba coisas como lavagem a seco, limpeza e afins, contribuiu com 24 mil vagas.
Continua depois da publicidade
Os produtores de bens adicionaram apenas 21.000, já que os recursos naturais e a mineração aumentaram em 48.000, mas a manufatura perdeu 36.000. A construção foi responsável pelos outros 9.000.
A ADP também observou que os salários aumentaram 6,2% em relação ao ano anterior, bem acima do ritmo de longo prazo, mas o menor crescimento desde novembro de 2021.
O relatório ADP serve como um precursor para a contagem de folhas de pagamento não-agrícolas mais amplo do Bureau of Labor Statistics do Departamento do Trabalho. Os números podem diferir amplamente, como aconteceu em junho, quando o total de 455.000 da ADP estava bem acima dos 209.000 do BLS.
Continua depois da publicidade
Nos primeiros seis meses do ano, o ADP teve uma média de 256.000 por mês, enquanto o BLS estava em 278.000. A estimativa do Dow Jones para o relatório oficial do governo de julho é de 200.000.
Também é importante destacar no relatório da ADP que os ganhos de empregos se concentraram em empresas com menos de 50 funcionários, responsáveis por 237 mil postos de trabalho. As empresas com 50 a 499 funcionários adicionaram 138.000, enquanto as grandes empresas perderam 67.000.