EUA: Presidente da Câmara vê republicanos distantes de democratas, mas não descarta acordo por dívida

Kevin McCarthy conversou com repórteres nos jardins da Casa Branca após reunião com Joe Biden e demais lideranças do Congresso

Estadão Conteúdo

Bandeira dos EUA (Foto: Unsplash)
Bandeira dos EUA (Foto: Unsplash)

Publicidade

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, reiterou, nesta terça-feira, 16, que democratas e republicanos ainda estão “muito distantes” nas negociações sobre o teto da dívida, mas não descartou a possibilidade de um acordo firmado até o final desta semana.

McCarthy conversou com repórteres nos jardins da Casa Branca após reunião com o presidente americano, Joe Biden, e demais lideranças do Congresso. Segundo ele, houve uma “melhora” na estrutura das negociações, após Biden reduzir o escopo dos participantes das discussões.

O líder da maioria democrata no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, indicou que houve avanços nas negociações entre o presidente americano e lideranças do Congresso sobre o teto da dívida. Segundo ele, as conversas foram mais “cordiais” do que as discussões realizadas no último dia 9.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Schumer ressaltou que ambos os lados concordaram que um calote da dívida pública seria um “desastre” e que o caminho mais adequado é por meio de uma legislação bipartidária. “Não temos muito tempo e um default é a pior opção”, argumentou.