Publicidade
Os Estados Unidos criaram 475 mil vagas de emprego no setor privado em fevereiro, mostrou nesta quarta-feira (2) o Relatório de Emprego ADP.
Os dados foram acima do esperado. A mediana das projeções dos economistas compiladas pela Refinitiv apontava para criação de 388 mil postos de trabalho.
Além disso, os números de janeiro foram revisados para cima drasticamente, passando de uma perda inicialmente relatada de 301 mil para um ganho de 509 mil. Isso deixou a contagem do ADP mais próxima da realizada pelo Departamento do Trabalho para o mês, de um ganho de 467 mil.
Continua depois da publicidade
O relatório de quarta-feira observou que a ADP realizou revisões anuais de sua contagem em fevereiro para alinhá-la com os dados do Censo e do Bureau of Labor Statistics. Outros meses do ano passado tiveram ajustes, mas nenhum tão grande quanto janeiro de 2022.
“As contratações continuam robustas, mas limitadas pela redução da oferta de mão-de-obra pós-pandemia”, disse a economista-chefe da ADP, Nela Richardson. “No mês passado, grandes empresas mostraram que estão bem preparadas para competir com salários mais altos e benefícios, e publicaram a leitura mais forte desde os primeiros dias da recuperação da pandemia”.
As empresas com 500 ou mais trabalhadores foram responsáveis por quase todas as contratações no mês, somando 552 mil vagas. As empresas com menos de 50 funcionários registraram uma perda de 96 mil, enquanto as empresas de médio porte adicionaram apenas 18 mil.
Continua depois da publicidade
O relatório da ADP é desenvolvido em conjunto com a Moody’s Analytics e foi publicado antes do dado de emprego mais abrangente do Departamento de Trabalho, que será divulgado na sexta-feira. No entanto, ele não tem tanta relação para previsão da criação de vagas no setor privado no relatório do governo, devido a diferenças de metodologia.
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.