EUA criam 192 mil vagas no setor privado em abril, acima do esperado, mostra ADP

O dado ultrapassou as projeções de analistas, que previam 179 mil novas vagas; os salários anuais aumentaram 5,0% em termos anuais para os que se mantiveram no emprego, praticamente a mesma taxa do mês anterior

Roberto de Lira

Fábrica em Wisconsin, nos EUA - 03/04/2024 (Foto: Ariens Co./Divulgação via Reuters)
Fábrica em Wisconsin, nos EUA - 03/04/2024 (Foto: Ariens Co./Divulgação via Reuters)

Publicidade

Os Estados Unidos criaram 192 mil novas vagas no setor privado em abril, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute, em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab.

Além de ter superado os 186 mil postos abertos em março, o dado ultrapassou as projeções de analistas, que previam 179 mil novas vagas.

Ainda segundo o relatório, os salários anuais aumentaram 5,0% em termos anuais para os que se mantiveram no emprego, praticamente a mesma taxa do mês anterior. Entre os que trocaram de emprego, a taxa foi de 9,3%, menor que os 10,1% de março.

Continua depois da publicidade

“As contratações foram amplas em abril”, disse Nela Richardson, economista chefe da ADP, destacando que apenas o setor da informação (telecomunicações, meios de comunicação e tecnologia da informação) mostrou fraqueza no mês, registando perdas de empregos e o menor ritmo de ganhos salariais desde agosto de 2021.

Os setores de serviços criaram 145.000 novas vagas em abril, com destaque para lazer e hospitalidade (56 mil), transportes (26 mil) e educação e saúde (26 mil). Os setores de produção de bens criaram 47 mil postos, concentrados em construção (35 mil).