Publicidade
O Comitê de Regras da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite de terça-feira (30) o envio do projeto de lei do teto da dívida para votação no plenário nesta quarta-feira (31). A legislação abrange o acordo entre a Casa Branca e os republicanos para elevar a dívida por dois anos em troca de travas aos gastos públicos.
O projeto foi aprovado em votação acirrada, por 7 votos favoráveis à 6 contrários. O grupo composto por 13 deputados – nove republicanos e quatro democratas – era responsável por determinar as normas sob as quais a tramitação da pauta seria sujeita.
Todos os quatro democratas votaram contra o envio do projeto de lei para consideração no plenário. Os republicanos Chip Roy e Ralph Northan, que haviam expressado anteriormente sua insatisfação com o acordo bipartidário, também votaram contra a legislação.
Ontem, a Casa Branca emitiu um comunicado estimulando o Congresso a aprovar o projeto de lei “o mais rápido possível para proteger a plena fé e o crédito dos Estados Unidos”. Segundo cálculos do Departamento do Tesouro, em 5 de junho, o país não terá recursos suficientes para pagar todas as suas obrigações, o que levaria a uma difícil escolha entre quais compromissos honrar e quais postergar.