Estados Unidos criam 497 mil vagas no setor privado em junho, bem mais que o esperado, diz ADP

Consenso Refinitiv esperava 228 mil novas vagas; evolução dos salários manteve a tendência de amortecimento, subindo 6,4% ante junho de 2022

Roberto de Lira

Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)
Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

Publicidade

Os Estados Unidos elevaram em 497 mil o número de vagas no setor privado em junho, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute, em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab. O dado veio bem acima do consenso Refinitiv, que esperava alta de 228 mil.

A remuneração manteve a tendência de amortecimento, com alta de 6,4% em junho ante ao ano anterior. Em maio, a taxa estava em 6,4%. Para quem mudou de emprego, os ganhos salariais desaceleraram pelo 12º mês consecutivo, para 11,2%, o ritmo de crescimento mais lento desde outubro de 2021.

Segundo Nela Richardson, economista-chefe da ADP, os setores de serviços voltados para o consumidor tiveram um junho forte, alinhando-se para impulsionar a criação de empregos mais do que o esperado.

“Mas o crescimento salarial continua diminuindo nesses mesmos setores, e as contratações provavelmente estão aumentando após um aumento no final do ciclo”, ponderou.