Encomendas à indústria dos EUA têm queda inesperada em maio

Os pedidos recuaram 0,5% depois de alta de 0,4% em abril, informou o Departamento de Comércio; economistas projetavam aumento de 0,2% no mês

Reuters

Fábrica de veículos elétricos em Normal, nos EUA (Foto: Kamil Krzaczynski/Reuters)
Fábrica de veículos elétricos em Normal, nos EUA (Foto: Kamil Krzaczynski/Reuters)

Publicidade

Washington (Reuters) – As novas encomendas de produtos manufaturados dos Estados Unidos caíram inesperadamente em maio, enquanto os gastos das empresas com equipamentos pareceram mais fracos do que se pensava inicialmente, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (3).

Os pedidos recuaram 0,5% depois de alta de 0,4% em abril, informou o Departamento de Comércio. Economistas consultados pela Reuters projetavam aumento de 0,2%.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 

Continua depois da publicidade

O setor manufatureiro, que responde por 10,3% da economia dos EUA, está sob pressão devido à taxa de juros mais alta e à diminuição da demanda por bens. Dados do governo na semana passada mostraram que a produção manufatureira contraiu a uma taxa anualizada de 4,3% no primeiro trimestre, com a maior parte do declínio vindo de bens duráveis.

O Federal Reserve tem mantido sua taxa de juros de referência na faixa atual de 5,25% a 5,50% desde julho passado. O banco central dos EUA aumentou os juros em um total de 525 pontos-base desde 2022 para conter a inflação elevada.