Dirigente do BCE pede ‘pacto de produtividade’ para diminuir diferença com os EUA

Para Fabio Panetta, na raiz da baixa produtividade da economia europeia está sua capacidade insuficiente de inovação, que, por sua vez, se deve à falta de dinamismo no setor empresarial

Estadão Conteúdo

Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt - 18/07/2024 (Foto: Jana Rodenbusch/Reuters)
Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt - 18/07/2024 (Foto: Jana Rodenbusch/Reuters)

Publicidade

A União Europeia precisa estabelecer um programa de gastos comum para financiar investimentos estratégicos indispensáveis para aumentar a produtividade e acompanhar o ritmo dos Estados Unidos, disse o dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Fabio Panetta, nesta terça-feira (3).

 

Segundo ele, na raiz da baixa produtividade da economia europeia está sua capacidade insuficiente de inovação, que, por sua vez, se deve à falta de dinamismo no setor empresarial. A criação de uma capacidade fiscal comum para financiar bens públicos ajudaria a Europa a superar essa anomalia, disse Panetta.

Continua depois da publicidade

 

“Para enfrentar os EUA, precisamos construir uma economia que possa crescer, inovar e gerar prosperidade generalizada. Nenhum Estado Membro pode fazer isso sozinho. Precisamos de uma ação coordenada em nível europeu”, acrescentou.