Criação de vagas nos EUA cai para 10,1 milhões em agosto, após alta em julho

Abertura de vagas caiu 1,1 milhão em um mês; números de contratações e de desligamentos e demissões ficaram praticamente estáveis

Roberto de Lira

Publicidade

O número de vagas de emprego nos Estados Unidos caiu para 10,1 milhões no último dia útil de agosto, informou nesta terça-feira (4) o Departamento do Trabalho. O movimento acontece após um crescimento em julho, quando o número tinha subido para 11,2 milhões.

Os dados são do resumo de vagas de emprego e rotatividade de mão de obra (Jolts, na sigla em inglês).

Em agosto, o número de contratações pouco se alterou, em 6,3 milhões. As separações totais (que incluem demissões, lay-offs e desligamentos voluntários) também foram pouco alteradas, em 6,0 milhões.

Continua depois da publicidade

As maiores reduções nas vagas de emprego aconteceram nos setores de saúde e assistência social (-236.000), outros serviços (-183.000) e comércio varejista (-143.000).

A maior movimentação positiva se deu nos serviços de alojamento e alimentação, com saldo de 175.000 vagas.

Segundo o Departamento do Trabalho, a taxa de abertura de empregos diminuiu em todas as classes de porte dos estabelecimentos, exceto naqueles com menos de 10 funcionários, que pouco variaram.

Planilha

Resultados do 3º trimestre

Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.