CPI: inflação do consumidor nos EUA acelera a 0,4% em fevereiro, dentro do esperado

Núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,4% em fevereiro, enquanto o avanço anual nessa leitura foi de 3,8% menor que os 3,9% do mês anterior

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,4% em fevereiro, ante taxa de 0,3% em janeiro, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta terça-feira (12) pelo Departamento do Trabalho americano. Ante fevereiro do ano passado, a inflação ficou em 3,2%, subindo em relação aos 3,1% do mês anterior.

O dado de fevereiro veio dentro do esperado, uma vez que o consenso LSEG de analistas projetava variação de 0,4% na leitura mensal e inflação de 3,1%  na base anual.

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,4% em fevereiro (a mesma variação de janeiro), enquanto o avanço anual nessa leitura foi de 3,8% menor que os 3,9% do mês anterior.

Segundo o Departamento do Trabalho, o indicador de inflação sofreu pressão dos preços de habitação (“shelter”), com alta de 0,4%, e da variação da gasolina (+3,8%). Combinados, esses dois índices contribuíram com mais de 60% da alta mensal do CPI.

O índice de energia subiu 2,3% ao longo do mês, enquanto o índice de alimentos ficou inalterado (0,0%) em fevereiro, assim como a alimentação no domicílio. O índice de alimentação fora de casa subiu 0,1% ao longo do mês.