CPI: Inflação ao consumidor nos EUA sobe 8,2% em setembro na base anual, acima do esperado

Na comparação com agosto, preços subiram 0,4%; o consenso Refinitiv apontava para alta de 0,2% ante agosto e de 8,1% em 12 meses

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,4% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Departamento do Trabalho americano.

inflação para o consumidor atingiu alta de 8,2% no acumulado em 12 meses. Tanto a medição mensal como a anual vieram acima da expectativa do mercado. O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,2% ante agosto e de 8,1% em 12 meses.

Os núcleos da inflação também vieram acima das estimativas: 0,6% na comparação mensal e 6,6% na anual, ante projeções de 0,5% e de 6,5%, respectivamente.

O dado mostra a persistência da inflação no país. Ontem, o Departamento do Trabalho apontou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em setembro na comparação com agosto e 8,5% ante setembro de 2021, ambas as medições acima da expectativa de mercado.

Segundo o departamento, os aumentos nos índices de habitação, alimentação e assistência médica trouxeram as maiores contribuições para o índice geral. Essas altas foram parcialmente compensadas ​​por uma queda de 4,9% no índice de gasolina.

O índice de alimentação continuou a subir, aumentando 0,8% no mês, enquanto o índice de alimentação em casa subiu 0,7%. Os preços de energia caíram 2,1% no mês, com a gasolina caindo, mas os índices de gás natural e eletricidade aumentando.

Continua depois da publicidade

Os índices específicos de moradia, assistência médica, seguro de veículos automotores, veículos novos, móveis e operações domésticas e educação estiveram entre os que mostram aumento no mês.

Na comparação anual, o índice de energia ainda mostra pressão, com alta de 19,8% nos 12 meses encerrados em setembro, embora tenha desacelerado em relação aos 23,8% verificados no período encerrado em agosto. O índice de alimentos está 11,2% mais alto em relação ao ano passado.

Energia

O índice de energia caiu 2,1% em setembro, após queda de 5,0% em agosto. Os preços da gasolina foram 4,9% menores no mês, também após uma queda maior,  de 10,6% em agosto. No entanto, o índice do gás natural subiu 2,9% em setembro, após alta de 3,5% em agosto. O índice de eletricidade também aumentou ao longo do mês, subindo 0,4%.

Continua depois da publicidade

Nos últimos 12 meses, o índice de energia subiu 19,8%, com a gasolina mostrando alta de 18,2% no período. O índice de óleo combustível teve alta de 58,1% em relação a setembro de 2021 e o índice de eletricidade subiu 15,5% na mesma comparação, enquanto o gás natural se elevou em 33,1%.