CPI: inflação ao consumidor nos EUA sobe 0,3% em janeiro e 3,1% em 12 meses

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,4% em janeiro (ante 0,3% em dezembro), enquanto o avanço anual foi de 3,9% inalterado ante o mês anterior

Roberto de Lira

Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)
Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,3% em janeiro, mesma variação observadas em dezembro de 2023, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Departamento do Trabalho americano. Ante janeiro do ano passado, a inflação ficou em 3,1%, desacelerando ante os 3,4% do mês anterior.

O dado de dezembro veio um pouco pior que o esperado, uma vez que o consenso de analistas projetava variação de 0,2% na leitura mensal e inflação de 2,9%  na base anual.

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,4% em janeiro (ante 0,3% em dezembro), enquanto o avanço anual nessa leitura foi de 3,9% inalterado ante o mês anterior.

Boa parte da frustração com o indicador de janeiro pode ser atribuída ao índice de habitação (“shelter”) que continuou em alta e subiu 0,6% no mês. O índice de alimentos aumentou 0,4%, com maior pressão da alimentação fora de casa (0,5%).

Em contraste, o índice de energia caiu 0,9% durante o mês devido, em grande parte, ao declínio do índice de gasolina.

O índice de energia mostrou queda de 4,6% nos 12 meses encerrados em janeiro, enquanto o índice de alimentos subiu 2,6 na mesma leitura.