Confiança do consumidor nos EUA volta a crescer em maio após 3 meses

Indicador do The Conference Board apontou que indicador de situação atual cresceu de 140,6 para 143,1 em um mês; índice de expectativa também cresceu, mas para patamar ainda baixo

Roberto de Lira

Consumidores em shopping center na Pensilvânia, EUA  (Foto: Rachel Wisniewski/Reuters)
Consumidores em shopping center na Pensilvânia, EUA (Foto: Rachel Wisniewski/Reuters)

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O índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos subiu de 97,5 em abril para 102,0 em maio, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pelo The Conference Board. “A confiança melhorou em maio, após três meses consecutivos de declínio”, disse Dana M. Peterson, economista chefe da associação industrial.

O indicador de situação atual, baseado na avaliação dos consumidores sobre as condições recentes das empresas e do mercado de trabalho, cresceu de 140,6 para 143,1 em um mês.

O índice de expectativas, que leva em conta as perspectivas de curto prazo dos consumidores subiu para 74,6, ante 68,8 do mês passado. Apesar dessa melhoria pelo quarto mês consecutivo, esse indicador ainda ficou abaixo de 80, limite que normalmente sinaliza uma recessão pela frente.

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“Em comparação com o mês passado, a confiança melhorou entre os consumidores de todas as faixas etárias. Em termos de rendimento, aqueles que ganham mais de US$ 100 mil expressaram o maior aumento de confiança”, disse a economista.