Confiança do consumidor brasileiro registra 2ª alta consecutiva em julho, mostra FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 1,8 ponto em julho, chegando a 92,9 pontos, após registrar avanço de 1,9 ponto em junho

Reuters

Para especialistas, preço influencia muito para o consumidor decidir se compra ou não o seguro (Crédito: Steve Buissinne/Pixabay)
Para especialistas, preço influencia muito para o consumidor decidir se compra ou não o seguro (Crédito: Steve Buissinne/Pixabay)

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SÃO PAULO (Reuters) – A confiança dos consumidores brasileiros registrou sua segunda alta consecutiva em julho em meio à melhora nas expectativas para os próximos meses, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta quinta-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 1,8 ponto em julho, chegando a 92,9 pontos, após registrar avanço de 1,9 ponto em junho.
“A confiança dos consumidores aumentou pela segunda vez consecutiva, motivada principalmente pela melhora nas expectativas para os próximos meses… A avaliação dos consumidores sobre a situação presente, por outro lado, ficou estável”, disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

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Em julho, o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,0 pontos, para 101,1 pontos, também registrando uma segunda alta consecutiva.
O Índice de Situação Atual (ISA), por outro lado, manteve-se estável em 81,6 pontos, ainda no maior patamar desde novembro de 2023 (82,0 pontos).
A alta no ICC se deu pelo avanço da confiança em grupos com faixas de renda mais baixas, com destaque para quem ganha entre 2.100,01 e 4.800,00 reais, onde o ganho foi de 5,2 pontos, passando de 87,2 pontos para 92,4 pontos em julho.
“Esse resultado parece estar alinhado com um mercado de trabalho mais aquecido e controle da inflação, fatores preponderantes para formar a percepção dos consumidores dessa faixa”, afirmou Gouveia.