Comissão Europeia afirma que nenhum novo país da UE está pronto para aderir ao euro

Dos 27 países que formam a UE, Suécia, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Romênia e Hungria ainda usam suas próprias moedas em vez do euro, mas são legalmente obrigados a adotar a moeda única em algum momento

Reuters

Publicidade

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia afirmou nesta quarta-feira que nenhum dos seis países da União Europeia que ainda não usam o euro atende aos critérios para se tornar membro da zona do euro, embora a Bulgária seja o que mais se aproxima.
Dos 27 países que formam a UE, Suécia, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Romênia e Hungria ainda usam suas próprias moedas em vez do euro, mas são legalmente obrigados a adotar a moeda única em algum momento.
A Dinamarca também ainda usa sua própria moeda, mas tem uma isenção legal para adotar o euro.

Baixe uma lista de  10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
“Nenhum desses Estados membros atende atualmente a todos os critérios de adesão à zona do euro. A Bulgária é o único país que atende a todos os critérios, com exceção de um, e cuja legislação nacional pode ser considerada compatível com as regras da União Econômica e Monetária”, afirmou a Comissão.
Para começar a usar o euro, cada um dos seis países precisa atender aos critérios de inflação baixa e custos de empréstimos, dívida pública e déficit em conformidade com as leis da UE e uma taxa de câmbio estável.
Eles também precisam ter sua lei do banco central compatível com a lei da UE sobre o Banco Central Europeu para proteger a independência da autoridade monetária, proibir o financiamento monetário e integrar o banco central nacional no Sistema Europeu de Bancos Centrais.