China adia divulgação de PIB em meio ao Congresso do Partido Comunista

Estavam previstas divulgações de outros dados importantes além do PIB, como vendas no varejo, vendas de imóveis e investimentos em ativos fixos

Estadão Conteúdo

Estátua de Mao e bandeira da China 
 (Foto: Getty Images)
Estátua de Mao e bandeira da China (Foto: Getty Images)

Publicidade

A China abruptamente atrasou a publicação do seu Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre um dia antes da data prevista para a divulgação, num movimento incomum em meio ao 20° Congresso do Partido Comunista, que está sendo realizado nesta semana.

Os dados do PIB, bem como uma série de outros indicadores econômicos, como vendas no varejo, vendas de imóveis e investimentos em ativos fixos, foram marcados como “atrasados” no site do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) da China.

O site não informa a razão para o atraso, nem diz quando os dados serão divulgados. Porta-vozes do NBS não responderam imediatamente a pedidos por comentários.

Mais cedo nesta segunda-feira (17) em Pequim, um funcionário do principal planejador econômico da China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse a repórteres que a economia “melhorou significativamente” no terceiro trimestre do ano, apesar de vários ventos contrários, incluindo surtos de covid-19 e clima extremo, em referência às inundações e secas que assolaram partes do país no último verão local.

Na sexta-feira (14), a Administração Geral de Alfândegas da China havia adiado a divulgação dos números mensais do comércio, conforme programado. Nesse caso, também, as autoridades não ofereceram nenhuma explicação pública e não atenderam telefonemas em busca de comentários.

(Dow Jones Newswires)

Tópicos relacionados