Publicidade
SÃO PAULO – A Caixa anunciou nesta quarta-feira (30) uma redução na taxa de financiamento imobiliário com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Dos atuais 7,50% + Taxa Referencial (TR) para 6,75% + TR ao ano. Vale lembrar que atualmente a TR está zerada.
A taxa máxima será de 8,5% + TR. Os novos percentuais valem para novos contratos e começam a valer a partir de 6 de novembro.
O anúncio veio antes da reunião do Copom que definiu a cortou a Selic em 0,5 ponto percentual, para 5% ao ano.
Esse é o segundo anúncio de diminuição de crédito imobiliário em outubro. O banco foi criticado por não ter sido tão agressivo quanto os bancos privados, na rodada de cortes que aconteceu após o corte da Selic no fim de setembro.
A redução vale tanto para as linhas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), de imóveis de até R$ 1,5 milhão e que permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), quanto no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), para aqueles acima de R$ 1,5 milhão e sem a possibilidade de uso do fundo.
Leia também:
• Financiamento imobiliário: as taxas de juros praticadas pelos bancos no Brasil
Continua depois da publicidade
Em entrevista coletiva, Pedro Guimarães, presidente do banco, explicou que, matematicamente, esses movimentos de redução de juros permitem a ampliação do acesso à moradia pela prática de preços mais competitivos, além de apoiar o setor produtivo da construção civil com todos os efeitos multiplicadores que tem na geração de emprego e renda.
Em agosto a Caixa anunciou uma nova modalidade atrelada à inflação, com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano mais IPCA – esses percentuais se mantêm iguais.
No site da Caixa há um simulador disponível para que o cliente possa comparar os juros e as condições para obtenção do financiamento.
Continua depois da publicidade
Invista seu dinheiro para comprar a casa dos seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.