Brasil tem 212,6 milhões de habitantes e mais 30% da população mora em 48 cidades

Estimativa dos municípios divulgada hoje aponta que 15 cidades têm mais de 1 milhão de habitantes e que, dessa lista, apenas Guarulhos e Campinas não são capitais

Roberto de Lira

Pessoas caminham em rua no Brasil (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Pessoas caminham em rua no Brasil (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Publicidade

O Brasil atingiu uma população estimada de 212,6 milhões de habitantes em 1º de julho de 2024, o Brasil tinha uma população estimada em 212,6 milhões de habitantes e tem hoje 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, dos quais 13 são capitais. Os dados são da estimativa das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, detalhados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE.

Esse estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de servir de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Entre esses 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, apenas Guarulhos (1,3 milhão) e  Campinas (1,1 milhão) não são capitais. São Gonçalo (RJ) está próximo desse patamar, com 961 mil habitantes.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nestas megacidades, representando 20,1% do total do país. São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3,0 milhões).

Completam o ranking dos cinco municípios mais populosos Fortaleza (2,6 milhões) e Salvador (2, 6 milhões).

Na parte de baixo da lista, 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes: Serra da Saudade (MG) é o menos populoso, com 854.

Continua depois da publicidade

O IBGE também informou que mais de 30% da população do Brasil está em 48 cidades com mais de 500 mil habitantes. Outra parte considerável da população, cerca de 27,3% (58,0 milhões), está nos 339 municípios com população entre 100 mil e 500 mil, que correspondem 6,1% do total de municípios.

Marcio Minamiguchi, gerente de Projeções e Estimativas Populacionais do IBGE, comentou em nota que esse fenômeno é um reflexo do processo de distribuição da população no território.

 “Embora atualmente os maiores centros urbanos já não apresentem o grande crescimento do passado, eles ainda possuem o peso demográfico que vem de um processo de concentração de algumas décadas. E ao longo dos anos, vários municípios acabaram superando a marca dos 500 mil habitantes”, destacou.

Continua depois da publicidade

As Estimativas da População residente nos municípios foram calculadas com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos Censos Demográficos 2010 e 2022.

As populações recenseadas nos municípios nos dois últimos Censos foram ajustadas e serviram de base para o estabelecimento da tendência de crescimento da população. “A cada ano, são incorporadas nas estimativas municipais de população as alterações de limites geográficos que porventura aconteçam entre os municípios”, disse o pesquisador.