Publicidade
Presidente do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), uma associação internacional de instituições financeiras, o economista Robin Brooks foi às redes sociais na semana passada para compartilhar sua análise de que o Brasil caminha para se tornar “a Suíça da América Latina”, ao destacar o superávit comercial da região ao longo das últimas décadas.
“Está surgindo um enorme superávit comercial, diferente de qualquer outro país da região. Isso vai dar ao Brasil estabilidade externa e uma moeda forte”, publicou o economista no Twitter.
Ex-estrategista de câmbio do Goldman Sachs, Brooks anexou à análise um gráfico exibindo o superávit comercial em países da América Latina entre os anos 2000 a 2023, onde o Brasil se destaca dos seus vizinhos, como Argentina, Chile e México.
“O Brasil será a âncora da região”, finalizou Brooks.
Confira o tuíte:
Brazil is on track to become the Switzerland of Latin America. A huge trade surplus is emerging, unlike any other country in the region. This is going to give Brazil external stability and a strong currency unlike the rest of Latin America. Brazil will be the region's anchor… pic.twitter.com/gvGDE0ZKs3
— Robin Brooks (@robin_j_brooks) May 25, 2023