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Moscou (Reuters) – Brasil e Turquia têm sido os principais importadores de diesel e gasóleo marítimos russos desde que a União Europeia proibiu a importação de produtos petrolíferos da Rússia, segundo dados de fontes do mercado e da empresa financeira LSEG.
Antes de o embargo total da UE entrar em vigor, em fevereiro de 2023, a Europa era o maior comprador de diesel russo.
De acordo com os dados da LSEG, a Rússia enviou cerca de 1,07 milhão de toneladas de diesel com baixo teor de enxofre e gasóleo para a Turquia em setembro, depois de enviar 1,04 milhão de toneladas no mês anterior.
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As exportações de diesel dos portos russos para o Brasil aumentaram no mês passado para 780 mil toneladas, ante 580 mil toneladas em agosto, segundo os dados de embarque.
Traders observam volumes crescentes de diesel russo rumo a transferências navio a navio (STS) perto do porto italiano de Augusta e das ilhas gregas, que totalizaram cerca de 370 mil toneladas em setembro, depois de 230 mil toneladas no mês anterior.
A maioria dessas cargas ainda está em andamento e seus destinos finais ainda são desconhecidos.
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Já as exportações de diesel dos portos russos para os países africanos caíram no mês passado para 0,44 milhão de toneladas, ante 0,73 milhão de toneladas em agosto. Líbia, Tunísia, Senegal e Egito estavam entre os principais importadores, de acordo com os dados de embarque.
No total, as exportações russas de diesel e gasóleo subiram em setembro cerca de 7% em relação a agosto, para cerca de 2,8 milhões de toneladas, segundo cálculos da Reuters baseados em dados da LSEG e de fontes do mercado.
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