Publicidade
O Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do Banco da Inglaterra (BoE) decidiu elevar sua taxa bancária em 50 pontos-base, para 3,50%. A decisão não foi unânime: dois membros do colegiado votaram por manter a taxa em 3,00% e um votou por uma alta mais elevada, de 0,75%.
Segundo o MPC, o mercado de trabalho segue apertado e há evidências de pressões inflacionárias nos preços domésticos e nos salários que podem indicar maior persistência e, assim, justificar uma resposta mais vigorosa da política monetária.
“A maioria do Comitê julga que, caso a economia evolua amplamente em linha com as projeções do Relatório de Política Monetária de novembro, novos aumentos da taxa bancária podem ser necessários para um retorno sustentável da inflação à meta”, diz o comunicado do BoE
“Existem incertezas consideráveis em torno das perspectivas. O Comitê continua julgando que, caso as perspectivas sugiram pressões inflacionárias mais persistentes, responderá com força, no que for necessário.”
O BoE afirmou que as pressões domésticas sobre salários e preços são elevadas e que houve poucas notícias em outros dados econômicos domésticos e globais em relação às projeções do relatório de novembro.
Segundo o comunicado a maioria dos indicadores de gargalos na cadeia de suprimentos global diminuiu, mas as pressões inflacionárias globais permanecem elevadas. Enquanto isso, os rendimentos dos títulos do governo das economias avançadas caíram, principalmente nos vencimentos mais longos. A taxa de câmbio efetiva da libra valorizou e houve alguma redução nas taxas de hipoteca de prazo fixo no Reino Unido desde a reunião anterior do Comitê, embora permaneçam significativamente mais altas do que no verão.
Continua depois da publicidade
A equipe do banco agora espera que o PIB do Reino Unido caia 0,1% no quarto trimestre de 2022, 0,2 pontos porcentuais mais forte do que o esperado no relatório de novembro.